terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Bulling"...

Você sabe o que é “Bulling”?

De uma maneira ou outra, muitas pessoas já passaram por isso. Umas, de maneira mais suave que não chegaram a afetar seu emocional, pois que tiveram capacidade de reação e outras que sofrem tanto que muitas vezes se afastam do grupo e passam a viver um inferno dentro de si. Estas, precisam de atenção e de compreensão e quiçá, penso eu, de atitudes mais firmes por parte de pessoas que são responsáveis: dentro de casa, das escolas, das universidades, no trabalho.

Enfim em todos os ambientes o “Bulling”está presente, de alguma forma e precisa ser combatido.
Uma vez li esta declaração:

“Quando eu estava na 5ª série, algumas garotas da sala se juntaram para pegar meu lacinho de cabelo e começaram a jogar de uma para outra, me fazendo de bobinha no meio. Fui até a líder do grupo e dei um tapa estalado na cara dela. Todas pararam de rir e eu disse: Não gosto que me façam de boba. Foi a última vez."

Que coisa, não? Por ser um assunto tão importante e que atinge qualquer família, resolvi dar um destaque a este assunto.

Uma definição: Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um quidam (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro quidam (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se proteger. A vocábulo "Bully" significa "valentão", o responsável das agressões. A vítima, ou mira, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

A seguir segue um texto muito bem escrito por Tania Zagury, filósofa, mestre em Educação e escritora e outro, igualmente bom e importante de Inácio Feitosa que é advogado e mestre em direito educacional.
Vale a pena conferir! Essa é a nossa realidade e devemos estar atentos!

Nenhum comentário: