quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quando a indignação foge ao controle, gerando...

A cólera - A raiva - A ira...

Muitas vezes, durante a nossa vida, temos momentos em que ficamos indignados, ofendidos, furiosos...
São instantes em que, com manifestações como um grito ou um soco na mesa, por exemplo, deixamos escapar do nosso íntimo a raiva por uma ofensa recebida.
De certo modo, esse extravasar de um sentimento ruim que nos machuca acontece, muitas vezes, involuntariamente...
Descarregar a raiva não acalma e até pode fazer mal...
Pode parecer uma boa forma de acabar com o sentimento negativo, mas dizem os estudiosos que o é ineficaz e pode até ser prejudicial.
Estudos prévios sobre o efeito de desabafar no caso de fortes emoções mostram que isso não reduz as tendências agressivas, e na verdade até as agrava.
Em vez de socar travesseiros, gritar ou jogar objetos inanimados para longe, os pesquisadores sugerem respirar fundo e tentar relaxar para dissipar a raiva.
Quem tenta liberar a raiva fazendo exercícios ou descontando na pessoa que a causou acaba ficando mais ressentido.
“Se descarregar realmente ‘tirasse’ a raiva da pessoa, ela deveria resultar na redução tanto da raiva quanto da agressão. Infelizmente para a teoria da catarse*, os resultados mostraram o efeito contrário”- Jeffrey Lohr, professor de psicologia da Escola de Artes e Ciências J. William Fulbright, da Universidade de Arkansas.

Fonte: (A Pseudopsicologia de Descarregar no Tratamento da Raiva: Implicações e Alternativas para a Prática da Saúde Mental) –
Do livro: “The Pseudopsychology of Venting in the Treatment of Anger: Implications and Alternatives for Mental Health Practice”

Reflexão: É fundamental que essa manifestação seja realmente um momento e nunca um sentimento para ficar aninhado no nosso coração, o qual, crescendo, passa a corroer o nosso interior. E por que não, exercitarmos a paciência, a tolerância?
Se, alimentamos a ira, a raiva... Jesus nos adverte:
“Eu, porém, lhes digo: Todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal” (Mt 5,22).

*Catarse é um método que visa a eliminar perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através da provocação de uma explosão emocional ou de outras formas, e baseando-se na rememorização da cena e de fatos passados que estejam ligados àquelas perturbações. COMPLEMENTANDO: É um efeito terapêutico obtido na psicoterapia, onde, em dado momento, o, paciente, através da revivescência de fatores traumáuticos, consegue elaborá-los, chegando ao ponto de, estes mesmos fatores, não mais interferirem em sua vida atual.

Nenhum comentário: