quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Velhice solitária

Luiz Maia


Velhice e juventude são etapas cronologicamente distintas que movimentam o ciclo da vida. Nascer, viver e morrer fazem parte do processo natural de crescimento de todas as espécies.
Os jovens carecem de cuidados especiais para que venham a se tornar homens responsáveis e competentes e, à medida do possível, possam alcançar uma velhice saudável e tranqüila.
Mas não é a isso que assistimos no cotidiano das pessoas que atingiram a meia-idade. Há muitos velhos levando uma vida de pleno abandono, alguns descartados do processo da vida, desprovidos de dignidade e vivendo esquecidos em total solidão.
Enquanto os jovens ainda estão plantando as primeiras sementes de esperança, esboçando projetos impelidos pela aventura, têm sonhos e metas a atingir. Eles mal começaram a descobrir os caminhos da vida, por isso dificilmente se deixam dominar pela solidão. Simone de Beauvoir num de seus livros sobre a velhice mostra, entre outras coisas, que "o inconsciente não tem idade e que temos forte tendência a nos comportar, na velhice, como se jamais fôssemos velhos".
Mas por que há tantas pessoas vivendo na solidão? A solidão às vezes pode ser uma doença social, e as suas maiores vítimas são as pessoas da terceira idade. Elas já foram felizes, tiveram suas decepções, percorreram muitos caminhos, sofreram adversidades e acordaram de todos os sonhos. Muitas não encontram mais sentido em sua existência e se encontram no crepúsculo da vida. Vivendo de um passado remoto, povoado de saudades, elas esperam apenas chegar ao ponto final.
Mas se os velhos mantiverem o espírito jovem, sabendo-se velhos, e encararem a velhice como um estágio natural, certamente essa velhice tomará outro rumo e a feição será bem outra. Muita coisa pode ser feita para diminuir ou minorar os efeitos da solidão.
Há que se buscar alternativas interessantes para os idosos poderem se adequar a tarefas que venham preencher seus longos dias. Assim todos sentir-se-ão úteis e produtivos à medida em que possam oferecer suas experiências e aprendizado, absorvidos ao curso da vida, a serviço dos mais jovens.

Luiz Maia http://www.luizmaia.blog.br/ msn: luiz-maia@hotmail.com
skipe: luizmaia1 Autor dos livros "Veredas de uma vida",
"Sem limites para amar", "Cânticos" e "À flor da pele". Recife-PE.

Nenhum comentário: