domingo, 6 de setembro de 2009

A mais pura verdade...

Como se beneficiar com o Silêncio
interior e exteriorPor Lygya Maya

 
Há muitos anos atrás na minha adolescência li o best seller americano do escritor Carlos Castañeda, onde seu mestre Don Juan explicava para ele que o silêncio é uma das coisas mais poderosas que o ser humano possui para usar ou desfrutar. Achei aquela explicação tão oposta ao que eu pensava na época que tive a curiosidade de ler mais de uma vez tanto a explicação como os exemplos metafóricos. Achei seus ensinos extraordinários sobre uma coisa tão pouco discutida entre nós. Alias prefiro até dizer, desvalorizada entre a maioria de nós.


Há varias maneiras de provar que o silêncio é poderosíssimo em nossas vidas. Uma dessas maneiras é quando há uma discussão explosiva entre duas pessoas e uma delas olha nos olhos da outra totalmente em silencio, ou seja, totalmente desprovida de dialogo interno e externo. Caso você queira experimentar o efeito que isso causa, logo após sua conduta perceba como a sua boa intenção transcendeu a palavra falada.

Existe um poder nisso porque geralmente a pessoa que está emocionalmente descontrolada se sente fraca por não achar resistência ou ataque em retorno, e até mesmo fica curiosa de saber o que você esta pensando, e quando você continua calada (o), parece que um jato de água fria foi jogado em alguma coisa que esta fervendo. Sai fumaça mais não queima, evapora

Outra forma de silêncio é o mental, quando meditamos e desligamos o diálogo interno. Fazemos isso na pratica da meditação para que possamos estar em contado direto com a energia universal. Esse tipo de exercício funciona há milhares de anos entre os monges de vários países e curiosos no assunto do mundo inteiro. A paz e a conexão que se recebe é uma dádiva única pertencente a cada praticante. Muita gente não consegue apagar o dialogo interno, mas é justamente por isso que sugiro praticar até conseguir, não se arrependerá. Yoga é um excelente veiculo para se chegar até lá.

Outra forma mais conhecida é o silêncio vindo do nosso meio ambiente, o oposto das buzinas incessantes soadas dos carros com motoristas nervosos e estressados no tráfico do dia a dia.

Incluindo um minuto de silêncio quando queremos honrar alguém que já morreu.

Existe também varias citações celebres nos meios filosóficos sobre aquele que fala menos parece que sabe mais, como por exemplo:

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”. - Leonardo da Vinci


"Cala-te ou diga coisas que valham mais que o silêncio". - Pitágoras

"O silêncio é a oração dos sábios". - Augusto Cury


Resumindo, aqui vai uma pequena lista de benefícios que o silêncio nos dá de presente:
➔ O silêncio nos auxilia a ouvir mais coisas como:
✱ O que esta se passando ao seu redor
✱ O que alguém esta falando que pode ser de extrema importância para nós
✱ aprender mais
➔ Relaxar mais
➔ Entrar em contato consigo mesma (o) mais profundamente
➔ Se dar a oportunidade de meditar e se conectar mais com o universo, dentre inúmeras coisas a mais.

Até na música, quando há silêncio entre uma nota e um acorde, às vezes dá arrepio, tamanho é o poder de um momento de silêncio, fazendo parte do todo da canção.
Portanto, penso que quando nos tornamos sábios o suficiente para nos calarmos para ouvir mais, aprender mais e ver mais, estaremos no caminho da mestria, pois só com o silêncio amigo teremos a oportunidade de ouvir e escutar, ao mesmo tempo. Com o silêncio sendo honrado por nós abrimos espaço para o conhecimento entrar profundamente em nossas vidas.


E você? Já sentiu os benefícios do silêncio interno ou externo?Sua na magnitude do silêncio.

Imagem: holosgaia.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

Nenhum comentário: