sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Convido você a meditar as leituras deste singelo, mas profundo livro chamado: Imitação de Cristo.

Imitação de Cristo é uma obra da literatura devocional, de autor anônimo, publicada no século XV. Seu texto é um auxiliar à oração e às práticas devocionais pessoais. Alguns o consideram um dos maiores tratados de moral cristã. A obra é atribuida ao padre alemão Tomás de Kempis, já que dos 66 manuscritos 60 trazem a assinatura de Tomás de Kempis, na mais respeitada cópia, conhecida como Kempense, escrita em 1441[carece de fontes?]. Foi lida por Santo Inácio de Loyola no tempo em que esteve em uma gruta em Manresa, e o ajudou a conceber os Exercícios Espirituais Inacianos. (Wikipédia, a enciclopédia livre)
Um trecho do prólogo retirado da nova tradução:
“Se o livro “Imitação de Cristo” te é familiar, antes de leres esta nova tradução, ouve o que aqui te digo para melhor apreciares tão precioso tesouro. Se, por descuido, ainda não gostares de tão santa leitura, não desdenhes o que por acaso aqui leres; e, se bem refletires, conhecerás quanto tens perdido em não te aproveitares dum meio tão seguro de santificação.
Depois do Evangelho, que vem de Deus, de todos os livros que saíram das mãos do homem, o mais admirável e o mais popular é a “Imitação de Cristo”: nenhum outro mereceu maior estima entre os homens, nem parece mais bem feito para cada um deles, quando o lêem. Não é ele obra engenhos do saber humano, posto que o seu autor conheça a fundo o nosso coração e saiba falar-lhe a linguagem de suas aspirações íntimas; é a efusão de uma alma iluminada d céu e penetrada do profundo sentimento das coisas divinas.
O estilo é simples, sem ornato, e por vezes incorreto; porém, a força e a majestade dos pensamentos imprimem-lhe uma espécie de grandeza maravilhosa, que eleva a alma, derrama nela celestial unção, e como a encanta com os dons do Espírito Santo…”

Nenhum comentário: